Rosalina Corrêa Garcia: conheça a trajetória da fundadora do CECAL

Dona de uma voz doce e olhos azuis que se assemelham aos céus, Rosalina Corrêa Garcia, mais conhecida como Dona Rosalina, teve um papel fundamental ao fundar o Centro Espírita Caminho da Luz (CECAL).

Espírito iluminado e guiado pela Espiritualidade amiga, desde jovem Dona Rosalina demonstrava uma forte conexão com o mundo espiritual. Encantava-se com o estudo da Bíblia e os ensinamentos de Cristo, fruto da origem da sua família, que se dedicava à Igreja Metodista.

O chamado para o Espiritismo brotou do seu coração e, durante uma sessão de passe no Centro Espírita Chico Xavier, em Porto Alegre, Dona Rosalina teve uma experiência que marcaria sua vida para sempre.

Ela interrogava mentalmente quando veria seu mentor espiritual e, de repente, estava lá ele em sua frente. Era um ancião de barba longa e cabelos brancos, que lhe transmitiu uma mensagem de paz e encorajamento. Esse encontro reforçou sua fé e a motivou a seguir seu caminho espiritual. “Daquele dia em diante, ele começou a ter contato comigo bem ostensivo. Eu ouço a voz dele, só que é dentro da minha cabeça. Ele fala comigo, me diz as coisas para fazer e como fazer”, conta emocionada.

Mudança para Canasvieiras

Inspirada pelos amigos espirituais, Dona Rosalina decidiu mudar-se para Canasvieiras, onde sua filha e netos residiam, após o desencarne do marido.

Mesmo enfrentando um período de luto, sua determinação e espírito resiliente a impulsionaram a continuar sua missão espiritual. “A vida da gente é toda comandada por Deus, que é o nosso pai. E Ele sabe tudo de nós, como é que tem que ser, o que tem que fazer”, assegura.

Ao perceber a ausência de um centro espírita na região, ela foi encorajada pela Federação Espírita Catarinense a fundar um centro. E assim foi feito.

Desafios para estabelecer o CECAL

Dona Rosalina enfrentou diversos desafios para estabelecer o CECAL. Desde a busca por um local apropriado até a mobilização de pessoas interessadas no trabalho espiritual, cada obstáculo foi superado com fé e dedicação. Sua amiga Mari, dona de uma imobiliária, foi crucial ao ajudá-la a encontrar um espaço adequado para iniciar as atividades do centro.

Além de Dona Rosalina, o CECAL contou com os abnegados irmãos Dulce Lima Nobre Moço, Edson Becker Aquino, Maria Célia Pereira e Myriam de Lima Nobre.

O CECAL rapidamente se tornou um ponto de referência na comunidade espírita de Canasvieiras. Com o aumento no número de frequentadores, Dona Rosalina precisou encontrar um local maior para acomodar todos. Ela continuou a ser a força motriz do centro, guiando e acolhendo todos com amor e sabedoria.

Testemunho de fé

A história de Dona Rosalina é um testemunho de fé, resiliência e dedicação. Sua jornada espiritual e a fundação do CECAL demonstram como a determinação e a conexão com o mentor espiritual podem transformar vidas.

Dona Rosalina permanece um exemplo brilhante de amor e serviço ao próximo. Aos 93 anos, ela continua ativa no CECAL, onde realiza o Atendimento Fraterno a todas as pessoas que necessitam de um amparo e consolo à luz da Doutrina Espírita.

De todos nós, trabalhadores e frequentadores do CECAL, nossa eterna gratidão à Dona Rosalina por sua iniciativa, seu espírito desbravador e pela inspiração de todos os mentores espirituais a esse verdadeiro legado.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *